Subscribe to RSS feeds

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

A noção de peso...

Ora ai está uma brilhante experiência sobre peso, executada por alguns DK's, durante a semana que passou... Apenas irei falar do meu caso! Em primeiro lugar convém esclarecer o que é peso. Pois bem "...O peso é a força gravitacional sofrida por um corpo nos arredores de um planeta ou outro grande corpo. Também pode ser definido como a medida da aceleração que um corpo exerce sobre outro, através da força gravitacional. O peso é uma grandeza vectorial. Portanto, apresenta intensidade, direcção e sentido. A direcção é a linha que passa pelo objecto e pelo centro da Terra. O sentido é o que aponta para o centro da Terra...." A definição creio que é clara... então qual foi a experiência? Simples, em minha casa estava previsto substituir as buchas e os parafusos existentes que suportam o meu Termo acumulador. Foram escalonados para este serviço 4 grandes "bisontes" no que respeita a força, o Sábio do Facho, o Limp,o Morcs e eu! Para executar esta obra seria necessário: 1. Esvaziar o termo acumulador; 2. Levantar o dito de forma retirá-lo do suporte; 3. Substituir as buchas e parafusos; 4. Recolocar o equipamento; 5. Voltar a encher com água. Teoricamente seria tudo muito fácil, o problema é o que logo no 1º passo houve equívocos... Pensava que tinha esvaziado toda a água a afinal não... resultado: 47kg + 120 kg (água) = 167kg era o peso de um cilindro que julgávamos pesar 47kg! Recordando a definição de peso, passamos para o 2 passo. Intensidade: mais que muita... Direcção: Chão da cozinha em tijoleira... Sentido: Sábio do Facho e eu... Consequências: Pulso e tendões do braço torcidos e inflamados, Chinelos furados de uma ponta à outra, feridas nos pés, diversas escoriações, meias furadas e dores intensas em diversos membros do corpo! À posteriori os restantes passos foram executados! Foi uma manhã de Sábado muito agradável ao qual concluímos o seguinte: Se te queres armar em machão a carregar equipamentos lembra te de uma coisa: Qualquer equipamento que comporte líquidos pesa menos vazio que cheio... Arre!!!! Foi um susto daqueles... Obrigado pela ajuda companheiros! P.S.: Pac, companheiro laboratório, as melhoras....

5 comentários:

Kikily_Dkg disse...

"Qualquer equipamento que comporte líquidos pesa menos vazio que cheio..."

Qual foi mesmo a mão que magoaste???

Humm...Pois...Curioso...

Hehehehe...

DK_Portela disse...

Viva meu caro

Venho aqui apoiar-te nesta tua causa perdida. Apoiar-te porque me revejo um pouco nela e perdida porque como machôes que somos, por vezes a alma de do bricolage chama mais alto e tudo na boa intensâo de poupar uns trocos nâo chamando um técnico especializado e depois por vezes a bricandeira sai muito mais cara que previsto.
Meu caro amigo agradeço o teu consenho e desojo-te boa sorte para uma proxima, mas quero deixar-te tmb uns consenhos para a proxima:
- Creio que no teu caso para despejar o termoacumulador, bastava fechar a valvula de alimentaçâo antes do aparenho e depois abrir uma torneira de agua quente até este ficar vazio.
- Da proxima vez que fizeres bricolage nâo a fazas de chinelos.

Dk_Nepo disse...

Pá, o mal disto foi não me terem chamado, não percebo porquÊ? Eu ía lá e era rapazinho para, em vez de uma hérnia, ficava com duas ou 3... lol!
Miguelinho, tiveste muita sorte, porque um bicho desse tamanho e peso, ao cair a pique com a ajuda da gravidade, deve ter atingigo uma velocidade bem superior a um remate do Cardozo....... ufa!

Pedro Alves disse...

Há factos interessantes a considerar...Primeiro, o teu pai, por inspiração divina tirou-te lá de baixo, portanto não digas que Deus não existe porque ele e o teu pai safaram-te duma estadia prolongada num hospital! Depois, arrancar termo-acumuladores de chinelos é genial! Se o Pac de ténis sofreu o que sofreu, foi novamente graças a Deus que não ficaste "PÉneta"...Uma coisa ficaste a saber, a resistência de uma peça de cerâmica como o azulejo, é GRANDE!! O chão da tua cozinha ficou imaculado, ou então foi graças ao esforço do teu pulso! Seja como for, safaste-te de boa como se costuma dizer!

Para a próxima compra um esquentador! LOL

Dk Pac disse...

Miguel, amigo querido, estes gajos só sabem dizer o que fazer depois do mal estar feito... Eu compreendo-te... e bem que compreendo. Na altura nunca se pensa que vai correr mal e porquê? Porque estas coisas só acontecem aos outros... o pior é que às vezes os outros somos nós...

Abraço e as melhoras...