Subscribe to RSS feeds

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

E o Socrates ganhou... mesmo?!

Caríssimos...
Mais uma grande noite eleitoral, a de ontem! Em que o PS de Sócrates ganhou com toda a clareza... mas perdeu a maioria absoluta...
Aliás, este facto marcou as eleições de ontem! Afinal o PS ganhou ou perdeu?
A olhar para as reacções dos outros partidos até parece que o PS ficou em último lugar... Todos festejaram, até mesmo o PSD!
Os votos ficaram repartidos pelos partidos ditos "mais pequenos" diluindo assim todos os votos dos centralistas... Maior representação na Assembleia, maior dialogo entre partidos, mais negociações para as diversas propostas de cada partido... Isto é o que iremos ter mas.... o que se impõe agora é uma culta discussão sobre o futuro, e que futuro?
O PS irá coligar-se com algum partido? De esquerda ou de direita? a Direita vai unir-se para ter maioria e assumir o governo? Esta maioria relativa irá só durar 2 anos? ou 4? Haverá entendimento? Existirá paulada a torto e a direito? Será que o Sócrates vai a passar a almoçar e jantar com o Francisco Louçã? Ou prefere o Paulinho das Praças?
Muitas Incógnitas... Proponho que "chutem" a vossa opinião sobre as eleições de ontem e sobre o que se irá passar no Futuro...
Opinem meus caros, opinem... e manda cá para fora!
Hug

2 comentários:

Dk_Nepo disse...

Muito bem, na minha opinião isto tanto poderá dar para um lado como para o outro, será cedo ainda para dizer qual será à duração da legislatura pois, irá depender de muita coisa.

Vejamos, nesta altura, partindo do pressuposto que Sócrates vai pedir apoio da esquerda, terá que convencer BE e CDU, o que não é fácil, sabendo-se que ambos são mesmo de "esquerda", enquanto o PS, "apenas" tende para ela.
Excluindo à partida qualquer espécie de entendimento com o PSD, obviamente, parece-me que o caminho mais fácil para Sócrates será tentar negociar com o Paulinho das feiras, pois PS e CDS juntos formarão uma maioria Parlamentar, mesmo que não seja uma "verdadeira coligação", poderá haver alguns acordos nalgumas medidas a tomar.

Fico curioso quanto à questão do TGV porque, sabe-se que o CDS está contra, enquanto BE e CDU estão a favor, neste assunto Sócrates terá que se chegar à esquerda, mas noutras matérias terá que se virar à direita, isto poderá ser desgastante, mas acredito que Sócrates, espertalhão como é, conseguirá dar a volta a isto tudo e dar andamento ao nosso País.

Por acaso, também reparei que ontem toda a gente ganhou e festejou, PS apenas as eleições, os outros partidos, mais deputados! Apenas o PSD foi mais comedido, mas também com aquela senhora nem se tivessem ganho haveria grande festa, não fosse ela uma grande carrancuda. De resto grandes festejos até da CDU que conseguiu um excelente lugar, em 5 ficou em 5º, espectacular!

Venham as autárquicas, meus caros, viva Portugal, viva Torres Vedras!

Pedro Alves disse...

Só sei é que o Benfica está em 2º a caminhar para o 1º lugar! Essa é que é essa! Mas o glorioso infelizmente não é um partido politico... Falando a sério, faço minhas as palavras do Nepo, que comentou muito bem e pelo facto de ninguém saber...que raio vai acontecer agora! Nem o Sr Cavaco, o ilustre PR sabe o que dizer e a quem é que deve dar os parabéns!

Agora, para mandar farpas ao parlamento, vamos entrar no concurso "Quem quer ser um VENDIDO!!" apresentado pelo Eng. José Sócrates, em que o prémio máximo são uns 18 ou 19 lugares na Assembleia, no lado do governo! Vamos apresentar os jogadores: Do lado esquerdo temos o inteligente/idiota, Francisco Louçã! Do lado direito o popular/tacanho Paulo Portas!! Quem irá vencer? Quem será o mais célere a ser aliciado por uns lugares no poder? Sabemos que do lado do Louçã, já tivemos deputados que sucumbiram para o PS e sabemos que tanto um como outro juraram a pés juntos, nunca se coligar, pelo que iriam continuar a fazer oposição ao Sócrates! Mas agora o Sócrates não tem maioria absoluta...Quem irá mudar de ideias? E qual será o cenário para os portugueses? Irão os nossos impostos aumentar para pagar todas as nacionalizações e TGV's ou serão para pagar a segurança, viagens de ida para ilegais e estadias de prisão para criminosos?! Não percam este embate já a seguir a um curtinho intervalo...