Subscribe to RSS feeds

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Voz da Razão - 5ª Jornada

Bom dia...
Esta semana não vou começar pelos 3 grandes mas pelo 4º grande... Estou a falar claro do SC Braga, pode ser cedo para dizer isto, mas não o digo apenas pelas 5 vitórias em outras tantas jornadas desta Liga Sagres, basta olhar para trás e analisar a progressão deste clube nos últimos anos, não apenas por ficar sempre nos lugares cimeiros, mas também pela vitória na Taça Intertoto e a excelente campanha na Uefa, derrotado apenas pelo AC Milan, de Káká, Seedorf e Ronaldinho, diga-se, muito injustamente na época anterior... Mudou o treinador, começou mal a época ao ser eliminado da Liga Europa, mas desde aí cinco vitórias consecutivas no campeonato vieram mostrar que vamos ter Braga no campeonato, até porque têm um plantel recheado de bons jogadores e alternativas aos mesmos e das 5 vitórias obtidas duas foram contra o Sporting, em Alvalade e com o Porto em casa, além da difícil vitória na Pérola do Atlântico, frente ao Marítimo. A discussão é, o responsável é o actual treinador, Domingos Paciência ou será que a equipa ainda tem o dedo do Mister Jesus?! Guerra aberta!
O FC Porto, foi uma pálida imagem daquilo que tem sido nas épocas anteriores e até do futebol desenvolvido em Chelsea, apesar do resultado mais justo frente ao Braga ser o empate, acabou por perder o jogo com um ex-jogador seu a facturar com alguma sorte à mistura, Alan de seu nome!
O Benfica, na exibição mais pálida da época até ao momento, viu-se e desejou-se para vencer o U. Leiria, equipa que é muito organizada com uma "raposa velha" como Treinador, Manuel Fernandes. O empate não seria escandalo nenhum pelo futebol apresentado por ambas as equipas, mas o Benfica, à imagem do seu treinador, quando não conseguiu ir lá pelo talento(alguns jogadores não desiquilibraram desta vez), foi pelo garra... Dirão nesta altura alguém com azia, que o lance de grande penalidade sobre o Aimar é inexistente e que o Benfica foi ajudado. Afirmo veementemente que o lance é grande penalidade, o jogador Tall, joga de maneira perigosa, corta a bola é certo, mas depois há um contacto claro no Aimar. A imprudência do central leiriense é tal que esteve a escassos centímetros de acertar em cheio na face de Aimar... Aí já seria grande penalidade, expulsão?! Não podemos olhar apenas ao efeito/causa, temos que analisar a forma impetuosa com que o jogador entra. Houve contacto, penso que não há dúvidas, portanto a parte do pontapé livre indirecto está fora de questão por jogo perigoso. Até porque um lance sem contacto pode ser punido com pontapé-livre directo ou grande penalidade, caso o árbitro considere que este é feito com força excessiva causando grande perigo para a integridade física do adversário. Este lance está muito longe de ser o vulgo "pé alto" ou "pé em riste".
Os Sportinguistas vieram logo com as "bocas" do costume, só que esqueceram que o Sporting ainda ía jogar... O Sporting começou cedo a jogar ao seu nível contra uma equipa dp seu campeonato, o Olhanense e cedo levou dois secos. Entretanto começaram a reclamar lances de grande penalidade inexistentes, até que a dada altura o árbitro lhes fez a vontade ao assinalar uma grande penalidade por um jogador do Olhanense jogar a bola com a mão, sim foi com a mão, só que ele tinha o braço escondido dentro da camisola junto ao coração... só que ninguém viu! O PB desta vez não fez o "gesto do larápio", bastante coerente este senhor, eu já tinha avisado! Na conferência de imprensa disse apenas que houve uma troca de grandes penalidades porque uma era e a outra não e o árbitro não assinalou a que era, tendo assinalado uma que não era... Pois pois, erros calham a todos, só reclamamos quando é contra, a favor desculpa-se bem... Esta história é tão velha!!!
Uma breve menção a nosso compatriota Madeirense, CR7, ou melhor...CR9, que parece estar a reaparecer... Espero que esta forma se extenda à nossa Selecção!!!

0 comentários: