Subscribe to RSS feeds

terça-feira, 11 de maio de 2010

A convocatória para o Mundial

Ontem, o Seleccionador Nacional informou quais os jogadores que estarão no Mundial, bem... nem todos! Mais à frente explico porquê?
A convocatória foi feita de uma forma diferente do que tem vindo a ser habitual, utilizando a multimédia para apresentação dos jogadores, com vídeos de cada um.
Esta apresentação contou com várias figuras de proa do Futebol, com ex-jogadores como Fernando Couto e João Pinto que tantas alegrias nos deram no passado.
Os "24" jogadores escolhidos foram:

Guarda Redes:

BETO (FC PORTO)

DANIEL FERNANDES (IRAKLIS)

EDUARDO (SP. BRAGA)

Defesas:


FÁBIO COENTRÃO (BENFICA)

DUDA (MÁLAGA)

RICARDO COSTA (LILLE)

ROLANDO (FC PORTO)

BRUNO ALVES (FC PORTO)

RICARDO CARVALHO (CHELSEA)

ZÉ CASTRO (DEPORTIVO)

PAULO FERREIRA (CHELSEA)

MIGUEL (VALENCIA)

Médios:

MIGUEL VELOSO (SPORTING)

RAUL MEIRELES (FC PORTO)

DECO (CHELSEA)

TIAGO (AT. MADRID)

PEPE (REAL MADRID)

PEDRO MENDES (SPORTING)

Avançados:
 
NANI (MANCHESTER UNITED)

CRISTIANO RONALDO (REAL MADRID)

HUGO ALMEIDA (WERDER BREMEN)

LIEDSON (SPORTING)

DANNY (ZENIT)

SIMÃO SABROSA (AT. MADRID)




Acho que Queiróz não deixou de surpreender, veremos como será em África, mas não vislumbro nada de positivo.
Ontem ouvi alguns comentários que defendiam Queiróz pela não convocação de Amorim e Martins, campeões nacionais, mas que não são titulares indiscutíveis no Benfica, pergunto eu agora:
O Paulo Ferreira, o Miguel, Deco, o Beto(lol), o Pepe?
No Chelsea, Paulo Ferreira e Deco praticamente não calçaram, se fosse um pouco mais a fundo, até o próprio Carvalho jogou pouco...
Miguel além dos problemas pessoais que teima em arranjar quer em Portugal, quer em Espanha, jogou muito pouco e a forma física deixa muito a desejar.

Quanto ao Beto, gostei especialmente desta convocação porque ser 3º guarda redes do Porto é de valor... Agora percebo o porquê deste ter jogado tanto nas últimas semanas...
O Pepe está lesionado, o Real não deu garantis do ok do jogador e é esta a razão pela qual Zé Castro, o tal 24º jogador foi convocado, o que significará que caso recupere, sai o Zé Castro. Aqui há um contra-senso, vejamos, se Pepe é indicado como médio defensivo, porque chamaram o Zé Castro, que é defesa central? Se temos lá Rolando, Carvalho, Bruno Alves e Ricardo Costa, porque é preciso um 5º Central? Se considerarmos o Pepe um Central, então temos 6... O Benfica fez uma época inteira com 4 centrais no plantel, este para fazer 3/4 jogos leva 5 ou 6?! Mesmo precavendo uma eventual indisponibilidade de Pepe, Queiroz, como médio defensivo, tem como alternativas Veloso e Mendes, Raul Meireles que também pode desempenhar a função, é mais um alternativa.

Já agora quem é o Daniel Fernandes? Eu respondo, Fernandes é filho de pai português, mãe checa e nasceu no Canadá, joga no poderoso Iraklis da Grécia que este ano garantiu um honroso 10º lugar no campeonato e sofreu apenas 41 golos. Esta para mim é a escolha mais acertada porque este guarda redes treinou mais do que os outros dado o número de golos que sofreu, parabéns Queiroz!
Vergonhosa foi a convocação do Coentrão, como é que é possível ter convocado alguém do Benfica, mas ele está louco?!
Com tantos defesas e médios defensivos, golos sofridos não vai haver, principalmente com a grande qualidade de guarda redes que possuímos. Também não vamos marcar muitos, mas quem é que gosta de ver golos?! Ninguém, ainda há quem diga que o Makukula devia ser convocado, ele foi "só" o melhor marcador do campeonato Turco e depois ainda nos arriscávamos a marcar golos e isso era chato para a Coreia do Norte, Costa do Marfim e Brasil e ninguém que chatear essa gente...
Força Argentina, Di Maria, estou contigo! Força Brasil, Ramires e Luisão, estou convosco! Força Paraguai, Cardozo, joga bem para seres vendido! Força Uruguai, grande Maxi mostra a tua raça....


12 comentários:

Dk Pac disse...

Uma valente salva de palmas para o meu amigo Nepo, um texto muito bem construído, muito isento (tal como o último post, Carta Aberta a Benfiquistas). Ontem assisti em directo à chamada e ri-me como já não me ria à muito! Quer dizer, não vamos convocar jogadores que vencem campeonatos, vamos aos outros que estão habituados a perder, porque assim, quando forem novamente enr... pelo Brasil, já não se queixam! E o bom desta convocatória é que temos jogadores muito polivalentes... o Paulo Ferreira, o Duda, o Ricardo Costa, o Tiago... jogam mal em todas as posições!!! Aquando do Mundial, vou-me juntar com os meus amigos Quim, Carlos Martins, Ruben Amorim, Makukula, Rui Patricio, João Moutinho e mais alguns que mereciam muito mais lá estar que alguns bandalhos que lá estão e vamos torcer por todas as equipas que joguem contra aquele grupo de jogadores...

Dk_Nepo disse...

Desta vez vou-me juntar ao david no contra selecção, é que ter jogadores naturalizados eu ainda aceito, agora meterem-se com o Benfica... isso há logo bronca!!!

Dk_Laner disse...

Bom!
Parabens ao autor do Post! Nepo, foi um post digno da isenção que tu tanto tens que demonstrar...

Realmente só tu para me iluminares sobre quem é o Daniel Fernandes... Who the fuck?!!! O Quim deveria lá estar...

Coentrão! Finalmente vamos ter um defesa esquerdo... graças à ajuda divina! O Castro! o que dizer do Castro! Nada... pois nada!!!exactamente!

Concordo que o makukula deveria lá estar bem como o Carlos Martins! este ano sim! ele demonstrou homegeneidade nas suas exibições...(eu que o diga! Aquela golo na taça da cerveja...)....

Mas agora eu tenho de pensar assim... Fora clubismos estes são os jogadores que vão dar o tudo por tudop para fazer juz ao 3º lugar da FIFA (lol)... Esta é a nossa selecção nacional... é uma nação! a nossa nação ! o nosso Portugal............

p.s.: já há petições para o Scolari voltar! lindo!

Pedro Alves disse...

Como já devem saber eu não morro de amores pela nossa selecção. Desde a fantástica selecção do Euro 2000 com O seleccionador Humberto Coelho (respect!) que eu não vou muito à bola com este Brasugal. Eu não gostava muito do Scolari mas devo dar a mão à palmatória e assumir que ele foi de facto um impulsionador do sentimento de afecto que as pessoas têm actualmente pela selecção. Mas este Queiroz devia estar ainda no Manchester que era onde estava bem. Da primeira vez como seleccionador a coisa não correu bem e agora não sei não... Por mim, ele convocava o Moutinho e o Nuno Assis e ia para África só com 21 jogadores! Podia deixar a insignificância por cá. Não fazem falta nenhuma... Volta Humberto Coelho e põe o Deco, Pepe e Liedson dali para fora!!

Dk_Nepo disse...

Eu defendo a inclusão de jogadores naturalizados, já sabem a minha opinião, mas quando são justificados por serem mais valias, ora neste momento Pepe não o é, Deco tenho muitas dúvidas(mau momento de forma) e talvez apenas o Liedson justifique, destes 3, a convocação.
Posso não ter parecido muito isento no post, aceito, mas se estou a ser parcial e irónico, deve-se a provocação do Mister Queiroz, a inclusão do Carlos Martins(em lugar do Deco ou Zé Castro, por exemplo) e do Ruben Amorim(pelo P. Ferreira ou o Miguel), não era uma questão clubística, era uma questão de justiça... Todos sabem a condição física e o moral dos jogadores que acabo de mencionar e façam as vossas análises!!!

Unknown disse...

Concordo com tudo!! Temos que questionar algumas opções do Queiroz. No entanto e tal como disse o Jesus, esperemos que no fim seja ele (Queiroz)a ter razão. É nestas alturas que eu gosto de estar errado. Há ainda uma coisa que dizes com a qual concordo mais que tudo...Cardozo, joga bem para ver se és vendido. Custa dizer isto do melhor marcador da Liga, mas é inevitável!!

Unknown disse...

Concordo com tudo!! Temos que questionar algumas opções do Queiroz. No entanto e tal como disse o Jesus, esperemos que no fim seja ele (Queiroz)a ter razão. É nestas alturas que eu gosto de estar errado. Há ainda uma coisa que dizes com a qual concordo mais que tudo...Cardozo, joga bem para ver se és vendido. Custa dizer isto do melhor marcador da Liga, mas é inevitável!!

Dk_Nepo disse...

Olá faltame... já agora és nosso/a conhecido/a?
Benvindo ao nosso Blogue!

DK_Portela disse...

Nepo não espantes o pessoal, a magia da net é isso, as pessoas dizem tudo o que lhes passa pela cabeça sem serem recolhecidos na rua.
Ja agora faltame é verdade que este blog tem algumes privet's porque é gerido por um grupo de amigos mas és bem vindo manda para ai umas bacuradas que nos gostamos.

Unknown disse...

Sou conhecido de vista!!! E já agora o username completo é "faltameoar"...
Mas isso não é importante!

Dk_Nepo disse...

Bem vindo aos comentários no nosso grande blogue!!!

Pedro Alves disse...

Atenção que neste blog também se dizem muitas parvoíces sendo que eu sou um dos principais contribuidores para esse facto!