Subscribe to RSS feeds

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Os erros das adaptações...

Boas tardes a todos os que nos seguem, que já estavam a ver que a coluna tinha ido desta para melhor!
Peço desculpa a todos mas por motivos profissionais, fiquei sem tempo absolutamente nenhum e sem cabeça, sem imaginação e sem material para iniciar qualquer post... Mas desta vez, venho (um dia atrasado, eu sei...) desvendar o quanto um erro de adaptação pode estragar uma expressão, como se de um telefone estragado se tratasse...Como quem conta um conto, acrescenta-lhe um ponto, o resultado final por vezes diverge e muito, da frase original... Quem não tem cão, caça com gato! Estamos constantemente a ouvir e proferir esta frase quando aplicamos a nossa lei do desenrrascanço! Se não fazes uma coisa de uma forma correcta, vamos ao plano B e fazemos à mesma, desde que se faça, certo? Esta expressão deriva mesmo do seu sentido lato, ou seja da caça, mas era dita "quem não tem cão, caça como o gato". Ou seja, quem não tinha cão, teria de caçar sozinho, mas com mais paciência e astúcia como se de um felino se tratasse.

Quem tem boca vai a Roma!

Frase usada para fomentar a capacidade de comunicação para ir a um sitio sem se perder. Mas não é bem assim, porque a frase original era "quem tem boca VAIA Roma", porque por alturas do final do Império Romano do Ocidente, a corrupção em Roma era tanta, que todas as pessoas eram incentivadas a falar mal do governo.
No mínimo interessante, nao?!
Espero ter satisfeito a curiosidade de alguns e volto para a semana com mais expressões populares, desta vez sem atrasos, espero eu...
Um grande abraço
DK_Limp (aka Pedro Alves)

0 comentários: