Subscribe to RSS feeds

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Hoje senti uma arajem....

Carissimos, eu admito! Nunca tinha sentido o poder duma arajem até ao dia de hoje...
Eram 3:00 acordei sobresaltado com o barulhão que estava a vir da rua! Tinha os estores completamente fechados e parecia que alguem os estava a abrir e fechar...
Eram alarmes de carros, de lojas e até das finanças, barulho de objectos a rasparem no chão da rua, vidros a partirem... Foi o corte de luz de quase toda a zona Norte de Torres... Um verdadeiro vendaval! Como uma nunca vi... Estive acordado até às 4:20 porque o barulho era tanto que não conseguia adormecer... Já agora agradeço ao Pi por me ter enviado um sms às 4:45, pouco depois de ter adormecido... Valeu Pi!
A caminho de Lisboa comecei a constatar a verdadeira dimensão dos estragos... árvores no chão e nas estradas, placares de publicidade pequenos todos rasgados e dobrados, as árvores estão todas inclinadas, iluminações de NAtal no chão, postes de electricidade dobrados e "rasgados" (como é que é possivel), placares de publicidade nas rotundas todos dobrados até ao chão, sinaléticas rodoviárias dobradas e por exemplo no campo do Catefica, deixou de existir publicidade no campo, as tendas dos standes de carros perto de catefica...Voo tudo!
Em Torres Vedras foi accionado o Plano de emergência municipal até ao 12:00... muito por causa dos telhados arrancados de diversas casas...
Ao menos as eólicas nunca produziram tanta electricidade como hoje... e vocês sentiram alguma coisa?

7 comentários:

Dk_Nepo disse...

Madrugada deixa «rastro de destruição» em Torres Vedras
Telhados e postes arrancados. População fala em tornado. Accionado Plano Municipal de Emergência

Por: Redacção /CR | 23-12-2009 07: 33
Vote 12345Resultado 123452 votos0 comentários Twingly procura de blogueBlogue sobre este artigo
Se comentar este artigo no seu blogue, o link aparecerá aqui.

Efectue o ping do seu blogue no Twingly para nós o encontrarmos.A zona de Torres Vedras foi afectada por um forte temporal que deixou um «rastro de destruição», com muitos telhados e postes de electricidade arrancados, disseram vários residentes, citados pela Lusa, admitindo tratar-se de um tornado.

Envie as suas fotos do mau tempo para aqui

Um dos residentes referiu que a colónia de férias da Praia Azul, na zona balnear de Santa Cruz, ficou destruída.

«Há muitos troncos árvores caídos na cidade», disse um residente em Torres Vedras.

O vento forte começou depois das 03:00 e afectou a região durante cerca de uma hora.

Entretanto, a Protecção Civil de Torres Vedras accionou hoje o plano municipal de emergência no concelho, na sequência do mau tempo que afectou a região entre as 03:00 e as 04:30, disse o vice-presidente da câmara.

Pedro Alves disse...

Eu só acordei às 4:00 com o barulho! E estava sem luz, já nessa altura...Só me lembrei de ir a varanda apanhar o estendal da roupa que já estava no chão quase a voar! De manha acordo e constato que todos os outdoors de publicidade foram vergados até ao chão! Tudo o que estava na minha varanda, caiu e não voou por sorte! Um painel de fachada da decathlon voou! Camiões tombados! Sinais de trânsito vergados até ao chão! Árvores arrancadas e partidas e o best of best, a CUF sem muitos dos seus paineis de fachada! Ainda estou sem eletricidade, voltei à idade da pedra..lol

Dk_Nepo disse...

No Varatojo houve um rasto de destruição enorme, os dois semáforos caíram, a estrutura do recinto da festa ficou completamente destruída e arrancou o muro do "Pitinha", inúmeras árvores caídas e telhas levantadas desde o convento, padaria, até ao alto da serra mesmo ao pé do Casal do Facho, sim já la passei, mas penso que não tem nada por demais apesar de ter passado de carro.
As casas novas com as estruturas das varandas todas XPTO em vidro, desapareceram. As estrutura de alumínio do "velho da sede", partiu-se toda e a rua está cheia de vidros, resumindo o Varatojo ficou virado do avesso. O Choupal ficou irreconhecível, metade das ávores caíram, algumas arrancadas pela raíz... Por incrível que pareça eu não dei por nada, dormia completamente tranquilo, até que a Angela me ligou do trabalho por volta das 8.30 a informar-me...

Pedro Alves disse...

Ja vi as noticias da RTP e a nossa zona foi mesmo fustigada...

"O forte vento que se fez sentir durante a noite provocou na região de Torres Vedras a queda de árvores, o que originou cortes de estrada e ainda dois acidentes de viação.
O parque de campismo de Santa Cruz ficou totalmente destruído e a luz faltou na maior parte do concelho desde a três horas da manhã, tendo todos os acessos à Lourinhã ficado cortados.

Face a estas situações em muitos casos de enorme gravidade os serviços municipais de protecção civil vão reunir-se em Mafra às 10 da manhã para delinearem um plano de acção."

Lourinhã e Torres Vedras ficaram quase sem energia eléctrica e a reposição não tem data marcada! Eu bem que queria descongelar o frigorífico, mas sem estragar o conteúdo!!

pi_nomad disse...

De nada nepo so queria saber se estavas bem? ate porque depois se te acontece alguma coisa adeus videos pornp. isto esta tudo virado do avesso, jesus esta chatiado com isto do casamento gay depois da nisto

Dk_Nepo disse...

Pi só para esclarecer, o lane é que escreveu o post e não eu, portanto, "de nada lane..."

Dk_Nepo disse...

Vamos ajudar o ambiente, este ano vamos fazer a árvore de Natal com Pinheiros Naturais, vamos buscá-los ao Pinhal dos Casalinhos, eles até já "estão caídinhos" para virem para as nossas casas.