Subscribe to RSS feeds

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Ouro sobre azul...

"...o Benfica vai jogar à Madeira, contra o Nacional. Em principio irá ganhar! Se o Sporting e o Porto perdessem era OURO SOBRE AZUL!..."
Muito bom dia a todos e em especial aqueles que esperam ansiosamente por esta rubrica semanal! Esta frase introdutória de génese futebolístico-benfiquista, lança o tema para esta semana. A frase teria sido outra se proferida por um adepto do FC Porto ou do Sporting, mas a conclusão teria sido a mesma e é por isso que estamos aqui hoje com a pergunta: Porque raio é que estamos sempre a dizer " é ouro sobre azul " quando falamos de um acontecimento bom seguido de um ainda melhor? A explicação é um pouco vaga e um tanto ou quanto técnica, mas dá para entender.
Vamos recuar até ao tempo da Renascença, por volta do séc. XVI, período da história da humanidade em que se fez importantes descobertas e se deu uma das maiores explosões culturais e artísticas de sempre. Foi nesta altura que se descobriu o circulo crómatico e os grandes contrastes de cor. Como se pode ver na figura, as cores diametralmente opostas uma das outras são as cores contrastantes como são os amarelos/azuis ou os verdes/vermelhos. As criações artisticas e as modas começam a ostentar este tipo de contrastes, principalmente no vestúario de luxo da nobreza e dos reis, que tinha adornos em filigrana de ouro. O ouro sempre foi e será um metal de luxo, requinte, símbolo de perfeição.
No nosso pais, ainda no séc. XVI, os nossos ourives e fabricantes de armas, tinham atingido o auge da perfeição no fabrico de espadas e espingardas. As armas portuguesas de então era as melhores do mundo. Eram feitas de uma liga escura tão bem pintada que ao sol parecia azul e posteriormente trabalhadas com filigrana de puro ouro, que davam às armas, que já eram excelentes, um contraste notável que as tornavam ainda melhores.
Os exemplos de ouro sobre azul como sinal de perfeição, existiram e existem ao nosso redor nos dias de hoje. Ainda no passado, se pesquisarem sobre as nossas bandeiras, verificam que algumas delas tinham coroas de ouro sobre fundos azuis. O azul dizia que os tugas eram bons e o ouro dizia que os tugas eram mesmo bons! Se repararem na bandeira do reino do Brasil de D. João VI aqui ao lado, bem, acho que não há muito a dizer...é explicito.
No entanto, o melhor exemplo para explicar tudo isto e muito bem, está em Viana do Castelo e no seu brasão de armas. Ora vejamos...Reparem bem no castelo de ouro à frente de um céu azul marcante e na nau em baixo com contornos dourados! Tudo o que eu estive a mencionar está presente aqui neste belo exemplar de heráldica! O castelo de ouro simboliza o heroísmo e o patriotismo dos vianenses. O azul corresponde ao ar, ao céu e é símbolo da pureza e da lealdade. O povo de Viana pode-se orgulhar por ostentar o verdadeiro OURO SOBRE AZUL! A máxima perfeição! Eles até merecem porque Viana do Castelo é sem dúvida uma das terras que mais bem me acolheu e onde todos são exemplares e humildes! Se ainda não visitaram, pensem nisso, vale bem a pena fazer a viagem...
E foi mais uma semana, mais um desvendar de uma expressão que tanto utilizamos no dia a dia. Espero ter satisfeito a curiosidade de alguns, especialmente a do Nepo e do Laner, que tanto insistiram para este artigo ver a luz do dia!
Grande Abraço
DK_Limp (aka Pedro Alves)

4 comentários:

Dk_Nepo disse...

Obrigado limp, nunca pensei que a explicação fosse essa... Estás totalmente lá... lembrei-me de mais um exemplo:
http://flagspot.net/images/p/pt$rtp_t.gif

Dk_Laner disse...

isto há com cada coisa...
até onde este blog pode chegar!!

O pico da cultura! O pilar da inteligência DK!

Tudo isto para dizer que... o nosso Blog com este post é ouro sobre azul....

PS: Outra sugestão... de onde raio vem "Pariu a galega!"

Dk_Laner disse...

Bom, agora é razão para corrigir um pequeno trecho...

Se o Porto ganhar, o Sporting empatar e o Benfica perdr era ouro sobe azul...

AHAHAHAHAHAHAHAHAHA.....

Dk_Nepo disse...

tavas danadinho não estavas, lane?
Não podias deixar passar essa...