Subscribe to RSS feeds

quinta-feira, 16 de abril de 2009

É pior a emenda que o soneto...

Bom dia ou boa noite a todos os que nos visitam e um especial abraço aos meus colegas de blog e da vida! Volto mais uma semana para desvendar uma nova expressão que tem origens bem entranhadas na nossa história. Depois do sucesso "ficar a ver navios", deixo-vos a pensar na expressão "foi pior a emenda que o soneto" um tanto ou quanto semelhante à célebre "não morres do mal, morres da cura". O que esta expressão nos diz, todos nós sabemos: sempre que tentamos arranjar ou corrigir algo e essa mesma coisa acaba por ficar bem pior do que estava originalmente. O que me intrigou desde logo foi o porquê da palavra soneto e não outra coisa qualquer, como texto, poema, música ou até mesmo composição literária! Bem, vamos contextualizar esta expressão no tempo e no espaço e vamos recuar a 1765, cidade de Setúbal, onde nasceu e viveu, durante um tempo, uma grande figura da literatura portuguesa, o poeta Elmano Sadino, mais conhecido por Manuel Maria Barbosa du Bocage. Quem diria, o Bocage, que para além de poeta foi um pioneiro nacional no modo de vida conhecido por Sex, Drugs and Alchool ou se quiserem a variante portuguesa "Pu... e vinho verde"... Esta expressão deve-se a um senhor, um gajo qualquer que queria ser escritor, que um dia se apresentou ao Bocage para este lhe examinar um soneto de sua autoria e que o corrigisse da forma que achasse melhor. O Bocage assim o fez e depois de o ler, voltou a entregar o texto ao seu dono que ficou espantado ao ver que o texto não tinha quaisquer correcções, dizendo-lhe de imediato: " Ohh Bocage! Tu não emendaste nada! Quer isto dizer que eu sou mesmo bom e tenho futuro!" Ao qual Bocage respondeu: "Ohh meu grande palhaço! Tu não vês que isso está uma bela mer...?! Se eu fosse corrigir isso, a emenda ficava bem pior que o soneto! Mer... por mer... deixa isso como está!" À boa maneira portuguesa, foi isto que aconteceu para que ainda hoje se possa usar esta expressão. No minimo curioso, terão de admitir... A todos uma boa semana e até breve. Dk_Limp (aka Pedro Alves)

5 comentários:

DK_Portela disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
DK_Portela disse...

Gosto especialmente da pequena nota comparativa que mete em evidência a brutalidade e falta de glamor du portuga - Sex, Drugs and Rock&roll - Putas e vinho verde.

Mas mtos parabens au nosso blog, nunca pensei que se falaria de Bocage neste blog, no entanto é uma realidade.

Deixo aqui uma sugestão para a proxima semana porque ha uma expresão popular que me intriga especialmente "esta no cu do conde" qual poderà bem ser a origem desta expressão.

Dk_Laner disse...

Sem dúvida alguma... O grande Bocage foi o pioneiro das jebice em Portugal... Poeta é certo... mas se não fosse as ditas e o vinho verde, o Bacage não existia!

Por isso faço votos a todos os Bacages que existem neste Mundo para façam poesia, porque de certeza irão sair frases miticas e misteriosas que irão predurar pelos ditos Anais da História!

Estarei certo ou irão "cagar postas de pescada"...

Limp, estás em grande...

Dk_Nepo disse...

O nosso Presidente coloca posts de nível elevadíssimo, não só dismistifica provérbios, como dá uma lição de história e cultura a todos os bafejados pela sorte, pelo simples facto de terem passado pelo nosso blogue e sairem dele com um conhecimento mais aprofundado a variadíssimos níveis... Grande Presidente! Neste caso falou-se de uma figura relevante na nossa história que despertou amores e ódios e que na sua rudeza era um génio!
Agora uma sugestão, nem sei se é bem assim, mas gostaria de ser esclarecido sobre a expressão: "Ah, isso é trigo limpo, farinha amparo."
Esta intriga-me!

DKg_ Ana disse...

Muito bem, estou cada vez mais surpreendida por este blog. Muitos parabens a todos os intervenientes nas diferentes categorias.
Deixo aqui um proverbio que gostava de ver ilucidado se for possivel. "A cavalo dado não se olha o dente".
Muito obrigado
Beijinhos