Subscribe to RSS feeds

segunda-feira, 23 de março de 2009

Provedor do Árbitro - a Voz da razão...

Caríssimos Homo Sapiens Sapiens com tendências DK's.... Após a polémica final Taça da Liga, onde o que se aproveita é apenas o patrocínio... Carlsberg; tive uma pequena grande ideia... Todos falam dos árbitros! Jogadores, adeptos, simpatizantes, presidentes, conselhos executivos, sócios, labregos, políticos, miúdos, animais domésticos, enfim toda a população existente no Mundo fala dos Árbitros, criticando-os e até mesmo injuriando-os... Ora pois muito bem! O que raramente se vê é um arbitro comentar outro arbitro de forma isenta, sem ser o azedo do Jorge Coroado, ou não... Bom! O que importa anunciar é que a partir de hoje existirá ao dispor de toda a comunidade DK e internauta um Provedor do Árbitro, a.k.a. "A Voz da razão....". Este serviço, sempre exemplarmente desempenhado pelo nosso companheiro DK_Nuno "Coroado", tentará sempre responder de forma rigorosa e tecnicamente indubitável... Assim sendo comecemos então esta paródia... Querido Provedor.... O que acha do desempenho do Sr. Lucílio Baptista? É penalty ou não? Acha legitima a justificação do mesmo proferidas na SIC? Acha que ele está preparado para entrar no torneio nacional de lutas de Barriga?

2 comentários:

Dk_Nepo disse...

Ora bem caros amigos e leitores, aqui vai o comentário do responsável pela rubrica "A voz da razão".
É para mim um prazer e uma honra ter sido convidado pelo nosso bloguer para colaborar quando necessário e poder transmitir os meus conhecimentos, sobre a temática em causa.
Relativamente à questão levantada quero desde já afirmar e não é preciso ser ou ter sido árbitro, para saber que o árbitro errou. O lance visto em câmara lenta não deixa qualquer dúvida e em jogo corrido fiquei logo com a sensação que tinha sido uma jogada perfeitamente limpa onde não existiu qualquer infração, contudo os comentadores da SIC em tempo real deram a entender que era grande penalidade, contudo após visualizarem as imagens em câmara lenta mudaram de opinião.
Depois gerou-se a confusão do costume com os olhos centrados nos árbitros que foram muito pressionados e tiveram que decidir para o bem ou para o mal. Na minha opinião o árbitro sentiu que existiu grande penalidade, mas nunca teve a certeza e ele melhor que ninguém, dado os anos de experiência que tem, sabe que estes lances assinalam-se com 500% de certeza e não com "fiquei com a sensação que...". Ao apitar, precipitou-se! Quanto ao facto de o Sr. Lucilio Batista ter ido ao Jornal da Sic, foi porque achou que o deveria fazer, apesar de desde logo eu achar que os responsáveis do Sporting íam utilizar as palavras dele para continuarem com a propaganda que têm vindo a fazer para com as arbitragens apesar de em muitas situações terem sido prejudicadas no passado, mas também o Benfica foi, como o Porto, como qualquer equipa de Futebol que por vezes é beneficiada e noutras prejudicada.
Não se sabe qual foi a conversa entre os árbitros assistentes e Lucilio Batista, mas de certeza que nenhum deles disse que não era grande penalidade, dado a velocidade a que o lance decorre não permitir certezas do que quer que fosse, portanto acredito na justificação do árbitro. Por outro lado achei estranho os comentários do árbitro ao dizer que não se apercebeu da gravidade do comportamento do Pedro Silva aquando da exibição do cartão vermelho, quando na altura mostrou uma expressão de estupefacção, tendo arregalado os olhos, em claro sinal de reprovação para com a atitude de jogador...
Em resumo foi pena o erro com influência no resultado, mas o erro persegue o árbitro. Talvez com o acesso às novas tecnologias o lance tivesse sido esclarecido, mas isso para já não é possível porque tem de partir da FIFA e do International Futebol Association Board, que é sabido estão com grandes reservas em relação a esta matéria.
Um grande abraço e melhores dias virão para a arbitragem portuguesa, assim o espero...

Dk_nEpO

Dk_Laner disse...

Obrigado querido provedor....

Realmente esta nova temática semanal vai ser uma grande mais valia para o Blog e para todos os internautas...