Subscribe to RSS feeds

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

5 de Outubro de 1143...

Bons dias a todos...
O titulo deste post é estranho para muitas pessoas... A maior parte delas só reconhece 5 de Outubro de 1910, porque ainda se lembra das aulas de história, porque ouviu a avó falar nisso ou vê televisão que nos mostra todo o reboliço em volta do centenário da república!
Uhhhh, a república faz 100 anos! É pena que esta data não seja lembrada por todos e comemorada por todos. Quem é monárquico, não festeja o centenário da república certamente! E o 5 de Outubro devia ser festejado por todos os Portugueses, da mesma forma que os Americanos festejam o 4 de Julho, o Dia da Independência! Pois é meus caros leitores, Portugal fez ontem 867 anos como país independente!
Foi a 5 de Outubro de 1143 que se assinou o Tratado de Zamora entre D. Afonso Henriques e D. Afonso VII de Leão e Castela, que estabeleceu a paz entre os reinos e que permitiu a Portugal ser reconhecido (mais tarde em 1179) como reino soberano e protegido pelo Vaticano.
Tenho pena que a maioria das pessoas não saiba disto e não é por serem burras ou algo semelhante...É simplesmente porque quem tem o dever de informar e ensinar, simplesmente não o faz! Culpo alguns professores e sim os Media, principalmente os públicos! A RTP só mencionou isto em 2 minutos no final do Telejornal, como uma reportagem ultra banal! Quanto à SIC e TVI, nem me lembro de terem mencionado isto!
Agora, já sabem, marquem no calendário a suposta razão de termos um feriado no dia 5 de Outubro! Sem País Independente, não havia república...
PS: Não sou monárquico...sou apenas um mero curioso sobre história do nosso país.
Abraços a todos!
DK_Limp

1 comentários:

Pedro Alves disse...

Primo, póe isto bonito, com uns paragrafos espaçados pelo meio, pq eu n consigo...